Subscribe Now
Trending News

Rio Rufino

Apresentação

O nome da cidade é uma referência ao agricultor Rufino Pereira dos Santos (1834-1905), era agropecuarista na Fazenda do Cedro e de lá vinha para a Serra dos Pereira, sua outra Fazenda, na qual cultivava as terras, distante da gadaria dos campos cedrenses e protegido pelas íngremes fortalezas rochosas das quais despecam deslubrantes cachoeiras. Pelo fato de ter sido o primeiro homem nesta região a plantar milho e feijão, arrostando perigos e vencendo as dificuldades do desbravamento, demonstrando muita disposição e coragem ao empreender o início da colonização, trabalho extremamente afanoso e fatigante, honesto e dignificante, Rufino merece nosso reconhecimento. Rufino foi encontrado morto na roça em 1905, bem próximo do Salto de Rio Rufino.

Hoje com 2.484 habitantes, Rio Rufino mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gado de corte e leite. Nos últimos tempos, no entanto, uma nova cultura ganhou força na região: o vime. Originário da Europa Central e Ásia, o arbusto encontrou na Serra Catarinense condições ideais de desenvolvimento. Uma combinação de fatores – a altitude, a temperatura amena e a abundância de água – faz com que os vimeiros cultivados na cidade ganhem porte de árvore e ultrapassem dez metros de altura, três vezes mais do que o convencional. Com isso, a região já concentra 90% da produção nacional – além de Rio Rufinho, o vime está sendo cultivado em Bom Retiro, Bocaina do Sul, Urubici e Palmeira. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais.

Dados do Município

Região Turística: Serra Catarinense
Área: 282.504 km (IBGE/2016)
População: 2.483 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°51’38
Longitude: 49°46’45
Altitude: 860 m
Cidades próximas: Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Urupema, Urubici.

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

IDMS de Rio Rufino

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Rio Rufino.

Saiba Mais

Localização

Florianópolis /Urubici
18:30h todos os dias inclusive Domingos e Feriados
11:45h Conexão em Bom Retiro 15:00h,chegada 15:50h de Segunda a Sábado
Lages/Rio Rufino
10:00h Via Urupema de Segunda a Sábado.
Urubici/Rio Rufino
Saída às 11:00h e às 17:30h de Segunda a Sábado
Rio Rufino/Urubici
Saída às 07:30h e às 13:00h de Segunda a Sábado.

Campinas SP/Lages SC.
16:00h Segunda,Quarta e Sexta
Obs:Aeroporto de Lages até Rio Rufino 60 km(transfer pousadas).