instagram
Portal Municipal de Turismo de
Rio Rufino

Rio Rufino


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

O nome da cidade é uma referência ao agricultor Rufino Pereira dos Santos (1834-1905), era agropecuarista na Fazenda do Cedro e de lá vinha para a Serra dos Pereira, sua outra Fazenda, na qual cultivava as terras, distante da gadaria dos campos cedrenses e protegido pelas íngremes fortalezas rochosas das quais despecam deslubrantes cachoeiras. Pelo fato de ter sido o primeiro homem nesta região a plantar milho e feijão, arrostando perigos e vencendo as dificuldades do desbravamento, demonstrando muita disposição e coragem ao empreender o início da colonização, trabalho extremamente afanoso e fatigante, honesto e dignificante, Rufino merece nosso reconhecimento. Rufino foi encontrado morto na roça em 1905, bem próximo do Salto de Rio Rufino.

Hoje com 2.484 habitantes, Rio Rufino mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gado de corte e leite. Nos últimos tempos, no entanto, uma nova cultura ganhou força na região: o vime. Originário da Europa Central e Ásia, o arbusto encontrou na Serra Catarinense condições ideais de desenvolvimento. Uma combinação de fatores - a altitude, a temperatura amena e a abundância de água - faz com que os vimeiros cultivados na cidade ganhem porte de árvore e ultrapassem dez metros de altura, três vezes mais do que o convencional. Com isso, a região já concentra 90% da produção nacional - além de Rio Rufinho, o vime está sendo cultivado em Bom Retiro, Bocaina do Sul, Urubici e Palmeira. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais.

Imagem ilustrativa região turística Serra Catarinense

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

Saiba mais sobre a região Serra Catarinense acessando o
IDMS de Rio Rufino
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Rio Rufino.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Chapecó Ver mapa >
Curitiba Ver mapa >
Florianópolis Ver mapa >
Lages Ver mapa >
São Joaquim Ver mapa >
URUPEMA Ver mapa >
Urubici Ver mapa >