Portal Municipal de Turismo de Rio Rufino

Monumento Histórico

MONUMENTO EM HOMENAGEM AO FUNDADOR

O nome da cidade é uma referência ao agricultor Rufino Pereira dos Santos (1834-1905), era agropecuarista na Fazenda do Cedro e de lá vinha para a Serra dos Pereira, sua outra Fazenda, na qual cultivava as terras, distante da gadaria dos campos cedrenses e protegido pelas íngremes fortalezas rochosas das quais despecam deslubrantes cachoeiras. Pelo fato de ter sido o primeiro homem nesta região a plantar milho e feijão, arrostando perigos e vencendo as dificuldades do desbravamento, demonstrando muita disposição e coragem ao empreender o início da colonização, trabalho extremamente afanoso e fatigante, honesto e dignificante, Rufino merece nosso reconhecimento e homenagem neste monumento. Rufino foi encontrado morto na roça em 1905, bem próximo do Salto de Rio Rufino.

O burrinho trouxe Rufino Pereira dos Santos para Rio Rufino;
O tronco de Sapopema sintetiza o desbravamento do sertão, o início da colonização, a base de tudo, o suporte. Os bichinhos resumem a situação dos desabrigados com a derrubada da floresta para o feitio da roça. A cesta significa a cultura do artesanato de vime. Os frutos dentro da cesta caracterizam a produção agrícola do município. A espiga de milho gigante é uma hipérbole para salientar o fruto generoso do árduo labor em úberes terras do vale de Rio Rufino.
Texto de Nirav
Projeto e execução: Nirav e Vilmar Lopes de Medeiros em 2008.

MONUMENTO HISTÓRICO – Localizado no centro de Rio Rufino, monumento foi criado para homenagear Rufino Pereira dos Santos, simboliza o resgate da história da colonização do município e os frutos da terra.

Horário de atendimento:
Todo dia